abril 08, 2010

Se Liga, PREVINA-SE!!


A epidemia conhecida como INFLUENZA ocorreu inicialmente em 1889 onde 300 mil pessoas morreram sendo que em sua maioria os idosos devido a complicações.
Em 1918 uma variação do vírus tornando então a doença conhecida como GRIPE ESPANHOLA acometeu cerca de 50% da população mundial, vitimando mais de 40 milhões de pessoas naquela época.
Depois em 1957 a GRIPE ASIÁTICA transmitida também por uma variação do vírus INFLUENZA se espalhou pelo mundo em seis meses, matando cerca de 1 milhão de pessoas.
Os vírus INFLUENZA são compostos de RNA de hélice única, da família dos Ortomixovírus e subdividem-se em três tipos: A, B e C, de acordo com sua diversidade antigênica. Os vírus podem sofrer mutações. Os tipos A e B causam maior morbidade (doença) e mortalidade (morte) que o tipo C. Geralmente, as epidemias e pandemias estão associadas as vírus INFLUENZA tipo A.
A INFLUENZA H1N1, uma nova variação do vírus teve o primeiro caso confirmado em Abril de 2009 no México.

As s principais características do processo de transmissão da influenza são: alta transmissibilidade; maior gravidade entre os idosos, as crianças, os imunodeprimidos, os cardiopatas e os pneumopatas; rápida variação antigênica do vírus influenza, o que favorece a rápida reposição do estoque de susceptíveis na população; apresenta-se como zoonose entre aves selvagens e domésticas, suínos, focas e eqüinos que, desse modo, também constituem-se em reservatórios dos vírus.



A vacina é segura e já está em uso em outros países, não tendo sido observada uma relação entre o uso da vacina e a ocorrência de eventos adversos graves. A OMS estima que foram distribuídas cerca de 80 milhões de doses da vacina contra a INFLUENZA PANDÊMICA e até o final de novembro foram vacinadas aproximadamente 65 milhões de pessoas. A grande maioria do que vem se apresentando se assemelha à vacina sazonal administrada em idosos, que são reações leves: DOR DE CABEÇA, FEBRE BAIXA, DORES MUSCULARES, que se resolvem em torno de 48 horas.



2 comentários:

  1. Muié eu tomei e tenho que confessar que realmente tive febre e essas dorzinhas musculares chatas...
    Mas o melhor é previnir mesmo!
    Apoiada! Meu voto é seu!
    kkkk

    ResponderExcluir
  2. huauhauhauhaua.... Valeu amiga, "NUNCA NA HISTÓRIA DESSE PAÍS EU FIKEI COM O BRAÇO TAO DOLORIDO" huahuauhahua

    ResponderExcluir